Saturday, October 23, 2010

Kate Moss for Topshop: the final collection

Eu tive a grande sorte de estar morando em Londres quando foi lançada a primeira coleção da Kate Moss para a Topshop. Falo isso não somente pelas roupas que estavam disponíveis para eu comprar (se eu dormisse na fila em frente à porta da loja de Oxford Circus), mas porque pude vivenciar como uma local a volta do "fenômeno Kate Moss". Eu vi Kate ter sua foto estampada em todos os jornais com títulos de "cocaine Kate" e "druggie Kate" após o vazamento de um video e fotos suas aparentemente cheirando cocaína. As revistas, os programas de TV, pessoas pelas ruas, todos falavam sobre isso e a recriminavam completamente. Então ressurgir das cinzas como uma fênix e lançar uma coleção de roupas que causava distúrbios nas cidades a ponto da polícia ter que fazer esquemas especiais para os dias de lançamento é um feito e tanto. E eu estava lá, vendo tudo isso acontecer ao vivo...




A primeira coleção de Kate causou tanto impacto que pessoas começaram a acampar na frente da Topshop Oxford Circus quase um dia antes do lançamento. Sir Philip Green, o dono da Topshop (e marketeiro de mão cheia) começou a distribuir sopas, pipoca, água e biscoitos para os afoitos que criavam uma fila para entrar na loja. A polícia foi chamada para organizar o local e em pouco menos de uma hora 90% da coleção já estava vendida. Milhares de peças apareceram em sites como o Ebay e foram vendidas por quatro, cinco vezes mais que o preço da loja. O site da loja, não aguentando o número de pessoas que tentavam entrar, saiu do ar por algumas horas. A coleção criou tanto furor entre as meninas que diversas peças tiveram re-estoque - coisa que a Topshop faz em raríssimas circunstâncias.


Kate posando na vitrine da Topshop Oxford Circus momentos antes dos compradores poderem entrar na loja


Com essa coleção Kate Moss se tornou novamente a queridinha de todos e, além disso, fincou seu estandarte de style icon de uma geração. Todas queriam ser como Kate e se vestir como ela. A impressão que me dá é que toda aquela vibe rocker que foi ganhando um momento nas passarelas e culminando com o primeiro desfile "rock chic" da Balmain foi todo inspirado por Kate. Posso estar exagerando mas o efeito que Kate criou na mídia de moda britânica e a inspiração que se tornou para milhões de meninas e mulheres do país em 2007 foi uma coisa absurda.

Conto tudo isso porque dia 02 de novembro será o fechamento de um ciclo, um momento na história da moda que se encerrará. Kate Moss e Philip Green decidiram que a parceria não interessava mais, e esta será a última coleção que a Topshop veiculará com o nome de Kate. Ela resgatará as peças mais icônicas desses três anos de parceria, que serão mais uma vez vendidas nas lojas e no site da Topshop, além de algumas peças novas desenhadas pela equipe da Topshop e inspiradas no armário de Kate. Hoje pela manhã foi liberado um vídeo em que Kate aparece com diversas it girls britânicas, num clima de "festa de meninas num budoir", vestindo e apresentando algumas das peças que serão mais uma vez vendidas.




Dá pra reconhecer muitas peças de coleções passadas e, não sei se estou enganada, algumas são novas - ou versões "atualizadas" das antigas. Fiz uma seleção de fotos de algumas das peças que reconheci no vídeo e de algumas peças que eu *amaria* se forem selecionadas para essa última coleção:


o vestido "pansy print" (e a sua versão macaquinho, à esquerda): da primeira coleção de Kate, o mais vendido e o que meninas procuram até hoje em Ebays e outros sites por aí...


o vestido longo vermelho que Kate usou na inauguração de sua coleção será refeito - na primeira vez só 100 vestidos foram feitos. Também será refeito o vestido cinza, o mais vendido da última coleção


o vestido "poppy print" também será refeito - eu tenho um desse que nunca usei! alguém se interessa em comprar?


o vestido "heavy beaded deco" foi uma edição especial de festa e vendeu que nem água!


Esses são os vestidos que eu gostaria de ver nessa última coleção / These are the dresses I really wish they remake and sell on this last collection:


esse vestido, pra mim, resume Kate: transparência, brilho, um vestido que parece saia e colete... versatilidade e tendência total!


o vestido com estampa de papoula, o longo azul (desculpem pela imagem, foi a única que achei!) e o vestido com estampa de coração - três que eu queria (muito!) ver de volta


o vestido "dobby print" foi o segundo mais procurado pelas meninas (também da primeira coleção de Kate) e eu realmente espero que ele seja trazido de volta! - eu o tive mas emagreci e acabei vendendo...


Como fui mencionando ao longo das fotos, muitos dos vestidos foram vendidos nas primeiras coleções de Kate para a Topshop. Minha impressão é que, com o passar do tempo, foi ficando difícil fazer coisas "novas" e mesmo com um modelo inspiracional como Kate Moss chega uma hora em que as coisas começam a ficar um pouco repetitivas. As peças mais recentes já não tinham o impacto que as primeiras coleções tiveram - onde claramente se podia ver de que roupa que Kate usou vinha a tal inspiração (diversos jornais e revistas pesquisavam seus imensos arquivos de fotos e sempre encontravam um vestido muito similar correspondente ao que estava sendo vendido). Por isso acredito que o encerramento da coleção vem num bom momento, e dá chance às pessoas que nunca tiveram certas peças de comprá-las novamente.

Agora, que vai ser um fuzuê danado em todas as lojas e definitivamente o servidor do site da Topshop vai cair, ah isso vai! Quem tiver como comprar (agora a Topshop.com entrega em mais de 100 países - Brasil ainda excluído...), fique ligado para o dia 02 de novembro!


ENGLISH: Kate Moss is doing her final collection for Topshop. I believe it just wasn't interesting anymore for both parties to keep on going - sales aren't as great as they used to be and clearly it's been hard for the Topshop creative team to come up with new stuff based on Kate's aesthetics - and in November 2nd the last collection will come to stores. The idea is to re-issue the most covetable pieces made throughout this three-year partnership along with a few new items.

Topshop has just released a video (above) with Kate and some familiar faces like Cara Delevigne doing a "budoir party", where they try on clothes of the last collection and Kate kinds of style them out. Most pieces are recognizeable and some seem to be new - or, at least, an "up-to-date" version of an earlier item - and are sure to cause a stir amongst women and girls all over the Western World (and some of the Eastern too!). My advice is to find a nearest Topshop who will sell the items and camp - or to wake up early on November 2nd and stay in front of the computer - because this is the collection not to miss. It'll sure enter fashion history.

No comments:

Post a Comment