Thursday, April 8, 2010

tendência: tons pastéis e nudes para o verão 2010! (2)

Como havia prometido, aqui está o post que segue o de ontem, sobre tons pastéis. 

Sentiram minha *emoção* na frase? É que eu não curto muito essa tendência... Tenho más memórias da última vez que ela pintou, no final dos anos 90; os tons pastéis nunca foram simpáticos com a minha complexão e com meus quilinhos a mais (na época). Mas, eles voltaram, e aqui estou tentando encará-los de frente, pegá-los pelos chifres e domá-los com força. 






Eles apareceram em diversas passarelas como tema principal, como nos desfiles da Burberry Prorsum e do Elie Saab. Nas roupas mais casuais às peças de haute couture, os tons pastéis estavam presentes.








O resultado é bonito de se ver, não posso negar. Muitas das peças apresentadas ficaram lindas, em especial os vestidos da Burberry. Eu queria uns quatro ou cinco diferentes, se o dinheiro permitisse. Mas, infelizmente, não sei a migração das passarelas ocorrerá bem para a "vida real".






O problema é que tons pastéis, para ficarem bonitos, devem ser usados em tecidos mais nobres, com cortes mais elegantes e dando aquele ar luxuoso à peça. Aquela coisa de física: as cores escuras escondem bem os defeitos (sejam eles das peças ou do corpitcho) e as cores claras evidenciam os defeitos, por terem mais definição e luz ao olho humano.






Por isso é bom tomar um super cuidado ao comprar peças em tons pastéis, pra não acabar gastando dinheiro à toa em uma roupa que, em casa, vai parecer mais "nhé" que "uau".







Outra coisa é a facilidade dos tons pastéis em darem a qualquer look um ar mais infantilizado. Como eles evocam romantismo, inocência e trazem consigo aquela cara de "etério" e "conto de fadas", o cuidado tem que ser em dobro pra você não se transformar em figurante de um episódio de Gossip Girl, quando a intenção era ser uma diva em tons claros.






Os acessórios também vem super carregados nos tons pastéis: bolsas, echarpes, sapatos... tudo vem com cor de Ursinhos Carinhosos!






E os meninos, apesar de a tendência ser mais fraca nas passarelas deles, também foram batizados com cores de algodão doce. Mas a fórmula é aparentemente a mesma: aplicação dessas cores em tecidos e cortes mais nobres para que o look não fique com cara de vagabundo.






Estilistas como Tom Ford e Ralph Lauren abusaram dos tons pastéis em suas coleções, dando uma cara de "Ivy League meets Mad Men meets French Riviera" às peças. O resultado é um look dandy de verão, que lembra muito festas de gala à beira da piscina em Mônaco ou nos Hamptons.






Eu sei que pra muitos essas roupas masculinas são impossíveis de serem usadas no Brasil. Mas posso falar que gosto muito? Ok, elas tem um quê extra de Chuck Bass (as referências à Gossip Girl com tons pastéis são imensas!), mas eu adoro os looks com essas bermudinhas sociais mais justas, principalmente os terninhos "de verão". Acho um charme. 

E, honestamente, pra quem encara quase 8 meses de verão infernal, com temperaturas de 40 graus na cachola, como meus compatriotas cariocas, eu acho que essa moda deveria pegar. O centro da cidade ia ser muito mais estiloso e mais fresquinho para os homens... Fica aí a dica, meninos! Look terninho de verão! 

E mais: Meu pai disse que, se eu comprasse um pra ele, usaria. Se os leitores cariocas verem um senhor de 60 anos por aí de terno de verão e chapéu panamá no ano que vem, podem cumprimentar que é meu pai.

No comments:

Post a Comment