Wednesday, April 14, 2010

style icon: Florence Welch



Florence Welch é o nome da ruiva flamejante que aparece à frente do grupo Florence and the Machine. Mas não se deixe enganar pela foto super comportada da moça. A melhor descrição do estilo de Florence é all over the place. Parte rockeira, parte boho, parte on-stage diva, parte vintage, Florence é uma mistura de tudo e, ao mesmo tempo, única.




Com apenas 24 anos de idade, Florence Leontine Mary Welch já tem na prateleira de casa um Critics' Choice Award do Brit Awards de 2009, o Brit Award 2010 de melhor álbum (por seu álbum Lungs) e o prêmio de melhor banda internacional do Meteor Awards. Isso sem contar as nominações de British Female Artist e British Breakthrough Act do Brit Awards de 2010. Ou seja, com um álbum só a menina fez um sucesso que muitos sonham e poucos conseguem. 




Filha mais velha de um pai publicitário e uma mãe professora de arte, Florence se descreve como uma sonhadora desde pequena, porém super timida. Ela começou a pintar os cabelos de ruivo aos 9 anos de idade, para desespero dos pais. Passou por 'todas as cores do arco-íris', e voltou ao ruivo cenoura tem mais ou menos 18 meses. Ela também se diz gordinha e akward quando criança, só desenvolvendo esse corpão com pernas que vão até o infinito depois dos 16 anos.





Florence foi "descoberta" por Mairead Nash, manager e integrante do duo DJ "Queens of Noize". Ela, então com 19 anos, seguiu Nash até o banheiro, trancou-se num cubículo com ela e começou a cantar. Ao invés de Nash chamá-la de louca e gritar por socorro, gostou do que ouviu e chamou-a para um teste "de verdade". E o resto é história.




O estilo eclético de Florence é super celebrado no Reino Unido, e sua persona no palco é mais chamativa e ostentosa que as roupas que usa no dia-a-dia. Ela usa e abusa de roupas pretas, rendas e transparências, muitos vestidos vintage, com uma boa dose de androgenia. 




A cor de seus cabelos agora é marca registrada da cantora; por vezes estão mais vermelho-fogo, por vezes mais alaranjados. Seus ícones de estilo são Stevie Nicks, Siouxsie Sioux e Annie Hall - mostrando mesmo o quão ecléticos os seus looks podem ser. Aliás, ela descreve seu estilo como "half gothic bat crow winged fantasy, half golden 70s Stevie Nicks whit witch and a smattering of disco go-go hotpants". Ufa! Entendeu? Nem eu... 




Florence usa e abusa de transparências, shorts curtíssimos (as famosas hotpants!) e coisas mais de vanguarda como capas e maquiagem pra lá de carnavalesca; mas estamos falando de apresentação, né. No dia-a-dia, as roupas dela são lindas - com direito a muitas fotos espalhadas pelo post, pra provar. Eu amo praticamente quase todos os looks de Florence, inclusive os de palco - afinal, se uma pessoa não pode usar o que quer no palco, vai usar aonde? E os looks de Florence podem ser chamativos, mas pelo menos eles ainda são roupas (ouviu Lady Gaga?). 






A Vogue UK fez até uma matéria (Julho de 2009) com ela falando especificamente do seu armário, seu estilo e suas roupas (fotos acima). É um bom começo pra quem quiser se inspirar pelo estilo de Florence e viajar no guarda-roupa!



Pra quem já conhece a música de Florence - e, claro, pra quem também não conhece! - vale a pena conferir a apresentação que ela fez com o rapper britânico Dizzee Rascal no Brit Awards 2010. A música é um mash-up da sua "You've got the love" com a "Dirtee Cash" de Dizzee: 


Com uma voz dessa e um estilo inconfundível, não tem como não fazer sucesso né?

No comments:

Post a Comment