Monday, April 5, 2010

Bod(t?)as de ouro!



Lá se vão 50 anos desde que a Dr. Martens começou sua consagrada trajetória tornando-se uma das mais icônicas marcas de calçados da história. Concebidas pelo médico alemão Klaus Märtens após um trágico acidente de ski, o famigerado modelo de botas de couro e solado aerodinâmico de borracha foi desenvolvido com a ajuda de seu colega de universidade, Dr. Hebert Funck. Em 1960, a companhia migrou para Northamptonshire na Inglaterra quando lançou seu clássico 1460 e decolou de vez.

Inicialmente usado pela classe trabalhadora britânica, rapidamente foram adotados pelos punks e skinheads que viam nos sapatos uma marca de rebeldia e independência. Dos pés de Pete Towshend e The Clash, viraram símbolo grunge no figurino do músico Cliff Poncier, interpretado por Matt Dillon em "Singles" e na coleção de Anthony Kiedis do Red Hot Chilli Peppers.



Hoje em dia, os coturnos fazem parte de qualquer fashionista que se preze, incluindo nossas queridíssimas Chloe Sevigny e Daisy Lowe:



Para comemorar as bodas, a marca chamou dez artistas para fazer dez versões de músicas feitas por artistas que representam sua mitológica imagem como Buzzcocks, Stone Roses e The Runaways. A Opening Cerimony também lança uma coleção comemorativa reeditando o primeiro modelo da marca (à venda na loja de Nova York em apenas 1460 pares de cada cor, exclusivíssimos!).


Feliz aniversário!

No comments:

Post a Comment