Para quem nunca ouviu falar, a Uniqlo é uma marca japonesa que tem como filosofia fazer roupas básicas, clássicas e simples. Por isso suas lojas tem somente camisetas, calças jeans, sapatos em desenhos clássicos, jaquetas, parkas e casacos - todos em mil e uma cores, possíveis e imaginárias. Claro que sempre há peças mais trendy com o intuito de seguir as tendências das temporadas (e trazer novos clientes para as lojas) mas estas são poucas e restritas. O forte mesmo são os casaquinhos de cashmere a preços super baratos e a facilidade de encontrar uma calça/blusa/vestido na cor que você quiser. Em outras palavras: a Uniqlo é uma American Apparel sem os anúncios que beiram a pornografia e com uma quantidade menor de roupas que agradam aos hipsters.
loja da Uniqlo - quase um arco-íris...
Mas voltando ao assunto principal: a colaboração de Jil Sander para a Uniqlo. A estética e construção de peças de Jil são similares à Uniqlo; os dois tem como filosofia o minimalismo, a simplicidade e o foco no corte das peças ao invés de estampas ou "fru-frus". Jil havia se aposentado em 2004 (hoje em dia quem desenha para a marca Jil Sander é Raf Simons - que, aliás, entrou brilhante e representa perfeitamente a marca, vide a perfeita coleção s/s 2011 feminina...) e a ressurgência do minimalismo nas passarelas evocava a sua volta. Com isso, o convite para fazer uma capsule collection para o inverno 2009 foi bem-vindo e ela aceitou - e também aceitou ser consultora da coleção principal da Uniqlo.
E mesmo depois de cinco anos parada a alemã mostrou porque era tão celebrada trazendo para a Uniqlo uma coleção super minimalista e contemporânea. Deu super certo e Jil hoje tem a +J Uniqlo, uma mini-coleção que é vendida em lojas selecionadas e com número restrito. A diferença entre as peças da coleção básica da Uniqlo para a +J Uniqlo é visível: o design, a atenção ao detalhe, a "cara" e a textura dos tecidos, o corte... Não que as coisas da Uniqlo sejam horrendas; muito pelo contrário. Mas a proposta é diferente. Uma quer fornecer o básico a preços acessíveis, enquanto a segunda quer fornecer estilo minimalista a preços acessíveis.
Uma coisa interessante é que a Uniqlo tem escolhido modelos brasileiras - mais conhecidas pelos seus bootylicious bodies - para serem as caras da +J. Na coleção de inverno 2010 foi Raquel Zimmermann, e agora é a vez de Isabelli Fontana.
Aqui embaixo tem imagens da nova coleção de primavera/verão 2011 que estará à venda nas lojas da Uniqlo (e online!) à partir do dia 03 de fevereiro. Dá pra ver porque Jil é uma das mestras do minimalismo - e porque essa coleção vai voar das prateleiras...
E o minimalismo, já pegou vocês? Devo dizer que de uns tempos pra cá minhas compras passaram a ser bem menos estampadas e muito mais focadas no corte das peças. Não sei se isso tem a ver com a idade - e com o corpitcho que já não é mais o mesmo... - ou se é a "tendenciosa" dentro de mim seguindo mais uma das tendências.
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