(English below)
Desde que Luella Bartley perdeu seus patrocinadores, meu coração pertence unicamente a Erdem Moralioglu. Há tempos que eu desejo fazer um post sobre Luella - meu primeiro e grande amor na moda - e também já tem um tempinho que desejo escrever sobre Erdem. Dado que a London Fashion Week já está quase ao final e Erdem acabou de desfilar sua coleção de primavera/verão, faço desse post um primeiro sobre Erdem.
Queria mostrar a evolução do designer, suas coleções e influências, falar sobre como ele me envolveu. Mas como eu (ainda!) tenho a pretensão de fazer um resumo da London Fashion Week e ainda falar sobre o final da NY fashion week, esse tema ficará para outro post que virá depois desse turbilhão de informações que as fashion weeks trazem. Por enquanto só colocarei a coleção de primavera/verão 2011 completa de Erdem, além de minhas humildes palavras de amor e carinho ao designer. Porque se tem alguém que poderia preencher meu armário por completo e eu nunca ficaria infeliz, hoje seria Erdem Moralioglu.
A coleção foi inspirada pelo acesso irrestrito que Erdem teve à exposição "Diaghilev and the Golden Age of the Ballets Russes, 1909-1929", curado por sua amiga Jane Pritchard e que será exibido pelo Victoria & Albert Museum. A descrição da imagem principal que ficou em sua cabeça foi de dezenas de figurinos cobertos por calicos, com partes dos figurinos sendo expostos.
Amei a coleção inteira; não tem uma peça que eu não usaria feliz - como sempre! Os cabelos evocam bailarinas cansadas de tanto treinar, com coques meio desfeitos, a maquiagem é a "não-maquiagem" e os sapatos lembram sapatilhas com suas fitas enroladas pelas pernas. As rendas, transparências e cortes lembram figurinos de ballet, e as estampas e bordados mostram uma visão diferente do que já estamos acostumados a ver sobre "inspiração russa". Tudo leve, novo, alegre e renovador. E particularmente me impressiona a capacidade de Erdem ao criar, temporada pós temporada, uma visão completamente distinta da temática "florais". Simplesmente espetacular.
Ever since Luella Bartley lost her backers my heart belongs to Erdem Moralioglu. I've been wanting to do a post on Luella for a while, as well as Erdem. Both of them move me in a way I simply cannot describe. Since London Fashion Week is more than halfway through and Erdem has just showed his spring/summer 2011 collection, I've decided to make a post just about him instead of a summary of London Fashion Week. I still have hopes on doing a final summary from NY fashion week and also one for London, but I've been reaaaaally busy.
Erdem's s/s 11 collection was inspired by his unrestricted access to the Diaghilev and the Golden Age of the Ballets Russes, 1909-1929' exhibition (which will be shown at the Victoria & Albert museum), curated by his friend Jane Pritchard. He said the image that was stuck in his head was of rows of costumes all covered by calicos with part of some costumes peeping out.
I just loved everything; there isn't a single item I wouldn't use - something that's quite rare in a catwalk show yet Erdem usually brings that out in me. The hair of the the models evoke a tired ballerina after a hard day at training, with hair in messy buns, the make-up is a "no-make-up" one. The laces, transparencies and cuts remind me of ballet costumes, and the prints and embroidery show a different view on the "russian" take. Everything expressed this lightness, cheerfulness and a sense that all was new to the catwalk. And it really impress me Erdem's hability to create, season after season, a complete distinct view of the "floral" theme. Simply spectacular.
Tuesday, September 21, 2010
London Fashion Week: Erdem
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