Sunday, September 12, 2010

tendência: NY fashion week

(English below the collages as well)

This post is about some of the trends that could possibly the ones that will come out of the New York catwalks. It's been only three days of shows but some trends have already emerged... From what I've noticed we can mention the obvious minimalism and some elements of preppy chic (characteristics of the NY catwalks), an enormous amount of transparency, mix of prints and the usage of texture in various white fabrics. We can mention white, black, beiges, shades of blue, yellow and oranges as main colours and ethnic prints overshadowing floral ones. The silhouette is very fluid; although most of the emphasis is still on the waist, there is already a shift towards column and lower waist styles.


Ok, tenho que admitir que é super arriscado (suuuuuuupeeerrrr, devo adicionar) falar sobre tendências com somente 3 dias de New York Fashion Week - e somente os três primeiros dias de um longo e exaustivo mês onde coleções são desfiladas nas quatro cidades mais importantes da moda. Mas vendo inúmeras fotos de desfiles, showrooms e coleções apresentadas nesses dias que passaram já dá para perceber alguns detalhes em comum.

Nova York é conhecida como a cidade do "preppy chic" e do minimalismo - é só pensar nos nomes mais conhecidos (Donna Karan, Ralph Lauren, Diane von Fustenberg, Carolina Herrera, Jill Stuart...) que se percebe de onde vem essa "fama". E os designers fizeram jus à fama. O minimalismo estava presente em quase todas as coleções, realmente evocando a tendência da metade dos anos 90. Também se pode ver uma influência um pouco Courrèges/Mary Quant/anos 60 no estilo das roupas e acessórios. Apesar da maioria das silhuetas ainda terem a cintura marcada, muitos vestidos aparecem num estilo coluna ou com a cintura mais baixa. Vale ressaltar que a imensa maioria das peças leva tecidos bem fluidos. 


variations of minimalism: ladylike, relaxed, 60s and workwear


Para fazer jus ao "preppy chic" a Band of Outsiders fez uma coleção impecável, usando a influência preppy para um resultado super inesperado. Adorei.


Band of Outsiders' view of preppy chic


Além disso, dá pra ver que drapeados e assimetrias estão presentes em diversas coleções, assim como silhuetas bem simples. As cores se limitam a brancos, pretos, beges e cinzas, com toques em tons de azul, laranja, verde água e amarelo. Tecidos metalizados aparecem, especialmente como cobertura metalizada no branco, no prata e no verde.


some key colours: tones of blue, orange and yellow


metallic sheen on fabrics


Transparência é a palavra de ordem e praticamente todos os desfiles tiveram um look (ou quase todos) com efeitos de transparência. Dado que apareceu tanto nesses três dias, já aposto como tendência forte. O uso de tecidos que dão um efeito de transparência também devem ser mencionados - rendas, crochês, bordados e apliques apareceram em diversas coleções. As estampas, quando apareceram, tiveram uma influência essencialmente étnica. Os florais ficaram super restritos a poucos designers e peças (e com um quê de étnico), o que me impressionou bastante. A maior parte dos looks continha cores uniformes da cabeça aos pés ou mistura de estampas.


various forms of transparency - even though it was most seen on white, it was also used on coloured fabrics


prints: less floral blooms, more ethnic influences


Agora o que mais me chamou a atenção foi o trabalho de texturas feito com os tecidos brancos - aliás, branco é o novo branco! Houve para todos os gostos: bordados, crochês, transparências, rendas, além de trabalhos nos próprios tecidos lindos de morrer. Devo dizer que tenho uma queda por roupas brancas - tive uma fase em que usava essencialmente branco para sair! - e ver essa profusão de brancos com texturas e formatos diferentes mais que me agradou.


detailing on white fabrics: it's on every single catwalk!


the beauty of detailing on white fabric - creating texture


No que concerne acessórios, pense minimalismo total: a maioria dos desfiles não teve muitas jóias nem bolsas. Os sapatos ficaram baseados em saltos anabela, muitos com amarrações e estampados.


the shoes people have been talking about: Suno and Loeffler Randall collaboration
os sapatos da colaboração entre a Suno e Loeffler Randall


Como disse, ainda é bem cedo pra estabelecer tendências certas para a temporada primavera/verão 2011 - mas já dá pra pegar uma essenciazinha... Ficarei de olho no resto da NYFW e falaremos a respeito dela no final dessa semana!


 some of my favourites - up to now!


Como um PS mais "'sério" (por isso que não é um PS!), aconselho a todos a verem a coleção da Suno, marca que trabalha com comércio justo no Quênia. Pra mim as melhores peças até agora. Muitas estão superpostas umas nas outras, criando o efeito de mix de estampas, mas olhando as fotos com calma, dá pra ver que os tecidos são fenomenais, o corte das peças super bonito, com algo que surpreende e agrada.


 Suno's awesome prints - fabrics straight from Kenya



P.S.: Agora, pro verdadeiro PS... Quem quiser ver o calendário completo dos desfiles - e saber quando o seu favorito já tiver fotos disponíveis por aí - é só checar a seção de moda da NY mag.

Imagens: WWD, Style.com & Style Bubble.

No comments:

Post a Comment