Wednesday, August 11, 2010

o que vestir numa entrevista de emprego

Esse é um tema complicado, pra não dizer outras coisas... O dia-a-dia no ambiente de trabalho nos mostra que não é todo mundo (também cohecido como quase ninguém) que sabe se vestir apropriadamente. Eu faço aqui o meu mea culpa pois tampouco sou a pessoa que sabe 100% do tempo como se vestir para ocasiões de trabalho, especialmente porque vim de uma área super conservadora (trabalhei em mercado financeiro e na administração pública). E saber como se vestir em ocasiões de trabalho no mundo da moda é, no mínimo, importante - afinal, que melhor forma de dizer que você sabe do que está falando com seu próprio corpo/armário?


 o pessoal da Mode é tão bom nesse assunto que sabe até coordenar cores


Mas tenho que admitir que é dfícil... muito difícil. Mas isso não quer dizer que todo mundo tem que simplesmente abandonar a idéia de se vestir apropriadamente e ir com qualquer coisa que venha à cabeça. Cada ambiente de trabalho dita suas próprias regras - e é sempre bom dar uma olhada ao redor e até mesmo perguntar ao seu chefe qual é o "dress code" da empresa. Da mesma forma que existem firmas super conservadoras no mercado financeiro, eu conheço uma que na 6a feira o pessoal já vai com prancha de surf embaixo do braço para surfar depois do expediente. Então, como saber o que vestir para uma entrevista, quando ainda não sabemos nada sobre o dia-a-dia da empresa?


você pode ser formal mesmo com peças de roupa não-usuais


Uma grande dica que eu daria é: para entrevistas, é sempre melhor pecar por excesso que por falta. E isso pode ser levado em qualquer área: mais maquiagem que menos, mais roupa que menos, mais cuidado que menos. Ou seja, se você é a pessoa mais bem vestida da sala, sua gafe é infinitamente menor que ser a pior vestida.

A outra grande dica é: nunca tente nada novo antes de alguma entrevista. Seja uma roupa que você comprou, um corte de cabelo ou maquiagem - resista à tentação e vá com algo que você esteja familiarizada ou confortável. Senão é mais uma coisa na sua cabeça caso a saia nova esteja "subindo" quando você anda, o seu cabelo novo não ficou do seu agrado ou você notou que a maquiagem brilha mais que o necessário para o dia.

A terceira - e mais óbvia - é: nunca use nada que você pare pra pensar se é "respeitável". Chinelos, sandálias muito abertas (ou sandálias em geral para homens), tênis, sapatos velhos e/ou furados, roupas velhas e/ou furadas, roupas que mostram demais o seu corpo (vale para ambos os sexos!), roupas muito apertadas, roupas muito curtas... todas essas recebem um NÃO resoluto pra qualquer entrevista de emprego, até pra limpador de banheiro de beira de estrada. Qualquer roupa que ecoe "final de semana", "praia", "ir ao supermercado", "ir ao shopping", "sair à noite" ou similares está devidamente vetada do processo. Mesmo que você queira um emprego de final de semana, na praia, no supermercado, no shopping ou na noite, você quer parecer profissional - ou não?


dá para ser formal e ousado se você quiser


A Refinery 29 montou três propostas para quem vai encarar uma entrevista de emprego, uma num ambiente mais tradicional, outra num ambiente criativo (publicidade, artes e design) e outra no meio da moda. Os três me pareceram muito interessantes e com dicas bem apropriadas - apesar de serem direcionadas somente ao público feminino e terem uma ou duas gafes, como dizer que se deve usar saltos com mais de três polegadas (mais ou menos 7cm) de altura, o que eu imagino que tenha sido um erro de datilografia.

Resumidamente, o que o pessoal recomenda para um ambiente formal é: tenha alguns bons ternos no seu armário, use peças simples por debaixo deles, tenha as roupas com o número devido de botões fechados (para evitar excesso de pele à mostra), invista em peças clássicas e bem feitas, brinque com acessórios (seja para injetar cor ou dar um toque de personalidade à roupa) e nunca - nunca MESMO - use sapatos muito abertos. Sandália com uma tirinha só é para o final de semana (mesmo no calor de 40 graus). Adorei duas idéias que eles deram, de usar bodies-camisa para evitar aquela constância de enfiar a camisa pra dentro da saia/calça e abotoar as camisas até o alto para dar um ar inovador ao look.


não é só porque você trabalha num ambiente formal que não pode ser estilosa...


Já para o ambiente criativo, as dicas do site foram: utilizar uma peça bem formal e misturar com peças mais casuais (mas não tãaaao casuais assim, hein!) para fazer o look "formal despojado", use uma peça com estampa ou padronagem para dar destaque ao look sem parecer uma 'escola de samba', se quer ousar que seja nos acessórios/bijuterias e carregue uma bolsa tipo satchel para dar um ar profissional e também para ter espaço para carregar seus portfolios e outros materiais em uma bolsa bonita.


você tem mais liberdade para ousar - o que pode significar mais complicação na hora de se vestir...


E para o mundo da moda as dicas da R29 são: escolha uma tendência corrente e a utilize em seu favor (e não todas as tendências em um look só), não use logos para não parecer uma fashion victim ao invés de uma fashion connoisseur, use uma peça vintage para mostrar que você sabe escolher roupas não somente pela marca ou pela tendência da estação e não se esqueça que mesmo sendo no mercado da moda, ainda assim é uma entrevista de emprego (o que significa que se vestir como Lady Gaga está fora de questão). Eu ainda adicionaria que vestir uma peça da marca para qual você está entrevistando - se você já tiver a peça e se ela for apropriada - é válido para mostrar que você conhece e se relaciona com a marca. Cria empatia, sabe?


seja ousada porém tente seguir pelo caminho mais clássico!


Dado que esse é um tópico que pode levantar inúmeras questões e que pode ser levado/discutido por hoooooooras a fio, eu deixo a porta aberta para vocês levantarem questões, contarem casos, gafes, o que quiserem pra mim. E aí a gente vai discutindo essas coisas por aqui - se interessar, claro. E ainda voltarei a mais "assuntos úteis" por aqui - e espero que vocês tragam tópicos!

No comments:

Post a Comment