Monday, February 21, 2011

Zara People! A nova campanha de marketing da Zara

Esse é um mini-post (porque estou preparando meu resumão de tendências sobre a NYFW e 100% de olho nos desfiles de Londres...) para falar sobre a mais nova estratégia de marketing da Zara. Chamado de Zara People, ele é muito similar a um Lookbook.nu ou Chictopia, porém voltado para peças de roupa da Zara. Pessoas se inscrevem no site people.zara.com, fazem uploads de fotos suas vestindo no mínimo duas peças principais - ou seja, não vale perfume ou pulseirinha... - e voilà. Se sua foto for escolhida, você ganha 300 euros para gastar nas lojas da Zara. Simples né?




Pois eu não acho que seja tãaao simples assim. Claro, é ótimo ter sua foto lá estampada para que pessoas vejam o quão bonita/estilosa/fashion você é. E melhor ainda é ganhar 300 euros para gastar na Zara. Mas meu feeling é que esse site tem mais a ver com coisas assim:


Betty, do Le blog de Betty, e sua camiseta da Zara com foto roubada...


... o mesmo para a linda Michèle ,do Beware of My Heels...


... e para Louise Ebel, do Miss Pandora.


o mais recente caso: Andy Torres, do Style Scrapbook, que descobriu sua foto numa camiseta da Lefties, a marca Outlet da Zara. Ou seja, tentando fugir da atenção mas fazendo ainda as mesmas táticas...


Pra quem não se lembra - ou nem sabe - a Zara se envolveu em GRANDES problemas por "roubar" fotos de blogueiras famosas e colocá-las como estampas em camisetas. Pra mim isso foi uma forma que a marca conseguiu para "criar" estampas de forma super fácil. Além, é claro, de ganhar de presente inúmeras formas que suas peças possam ser combinadas e utilizadas. Material riquíssimo para o pessoal de criação, de composição de vitrine e interior das lojas. E também um termômetro claro sobre o que está sendo mais utilizado pelas fashionistas mundo afora, com a facilidade de ter tudo dividido por país e região.

Ou seja: informação em quantidades absurdas de bandeja, pela mera chance de ganhar possíveis 300 euros. Pode ser um bom dinheiro para muita gente, mas podem ter certeza: essa informação vale *muuuuuuuuuito* mais pra Zara. Esse sistema não é inovador; o Lookbook.nu também é conhecido por vender suas informações, coletadas através de um número imenso de postagens de fotos provenientes de todos os cantos do mundo, para marcas e grandes clientes que buscam informação de moda. Se, pelo lado do negócio, essa idéia é extremamente atrativa - e, deixemos claro, legal, já que existem os "termos de contrato" que ninguém nunca lê mas que definitivamente anunciam que suas fotos e seus dados serão utilizados e você nada ganhará com isso - pelo lado pessoal não sei se é tanto...

Por isso, aqui fica meu conselho para quem faz upload de fotos online em geral: cuidado com o que postam por aí, mesmo valendo "prêmios". Você pode estar se vendendo por muito barato.

No comments:

Post a Comment